quarta-feira, 15 de junho de 2011

INTERSA: Governo apresenta proposta ínfima

O Conselho Deliberativo da Intersa passou toda esta quarta-feira, 15 de junho, reunido para discutir e avaliar a campanha salarial 2011/12. Foi consenso para os mais de 40 coordenadores presentes que a situação chegou ao limite para a categoria. O secretário João Rodrigues prometeu no início das negociações de que o acordo seria fechado ainda no mesmo de maio, e o que se observa é que muito pouco se avançou até o momento.

O descaso com que o governo vem tratando a Agricultura nos últimos anos é evidente, sempre há uma desculpa para não se repassar a defasagem salarial perdida nos últimos anos. Além disso, vem sendo frequentes os casos de desrespeito ao trabalhador, como foi o caso das escalas “empurradas goela abaixo” aos barreiristas, o verticalismo na avaliação de desempenho na Epagri e etc..

Também ficou claro a importância da união dos trabalhadores e a compreensão de que somente com a participação efetiva e massiva dos trabalhadores conseguiremos avançar nas negociações. “Muitos trabalhadores não querem participar das mobilizações, que dirá de uma paralisação. Como faremos as assembleias? Via Internet? Precisamos dos trabalhadores na rua, unido e lutando pelo coletivo”, avalia Tiago da Silva. Importante neste momento se inspirar na greve dos professores e na demonstração de união e luta desta categoria.

No início da tarde, todos os coordenadores fizeram uma visita “surpresa” ao secretário da Agricultura, João Rodrigues, para reivindicar a continuação da negociação e uma posição do governo sobre a negociação. Após mais de uma hora esperando, os trabalhadores foram atendidos pelo secretário na própria recepção do gabinete. João Rodrigues informou que já tinha uma posição do governo, mas que estava tentando avançar  mais  na pauta de negociação, ainda esta semana, com o governo.

Até então, a proposta do governo é pagar apenas o INPC do período (6,3%), mais um real no vale alimentação (o que foi chamado pelos sindicalistas de vale coxinha, visto o ínfimo valor proposto). De antemão, os coordenadores informaram que a proposta está muito aquém da pauta de reivindicações, e solicitou ao secretário, que ainda esta semana uma nova rodada de negociação fosse agendada, já que o mesmo estava com compromissos e não poderia estender a conversa. A mesma foi marcada para amanhã, quinta-feira, 16 de junho, às 10 horas, na secretaria da Agricultura e contará com a presença da executiva da Intersa. Após esta audiência o secretario assumiu o compromisso de voltar a discutir com o governo para que até segunda-feira apresente uma nova contraproposta à INTERSA.

O conselho da Intersa voltou para o quiosque da APAER para avaliar a conversa com o Secretário e definiu pelo resgate da nossa pauta financeira a ser defendida na rodada de negociação desta quinta-feira. Como estratégia de negociação, estas análises e novas propostas somente serão divulgadas depois de terminada a rodada, e a INTERSA receber na segunda-feira (20.06.11) a contraproposta do secretário João Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário