terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BARREIRAS SANITÁRIAS: Cidasc apresenta uma proposta

Uma reunião entre o comando de greve nas barreiras, Sindaspi/SC e a direção da empresa Cidasc marcou o retorno das negociações da pauta de reinvindicações da categoria, nesta terça-feira, 4 de fevereiro. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, informou que a diretoria da empresa avaliou como importante e necessária a retomada das conversas.


Segundo Barbieri, o governador do Estado está ciente que o salário dos barreiristas não é digno e reconhece a importância de minimizar esta situação, porém, o PECS (Plano de Empregos, Carreiras e Salários) que teria como um de seus objetivos, melhorar o salário dos trabalhadores nas barreiras, não tem previsão de implementação. Um aumento no salário, segundo as empresas e o CPF, somente seria possível via PECS, onde se alteraria o nível de escolaridade exigido para exercer a função (de fundamental para médio), assim os agentes que foram contratados como fundamental, teriam seus salários equiparados com os novos contratados de nível médio, ressalta Enori Barbieri.



Pagamento por produtividade

A proposta da empresa então é criar uma espécie de pagamento por produtividade (parecido com o do Terminal Graneleiro), seria uma forma de gratificação a ser paga conforme a produtividade de cada trabalhador. A proposta ainda não está no papel, mas será apresentada pela empresa, na primeira quinzena de março, e também deverá ser aprovada pelo governo.  


A empresa irá apresentar também os critérios de metas a serem utilizados para o pagamento da gratificação, de forma que nenhum trabalhador seja prejudicado. “A proposta não é nenhum ‘papai-noel’, mas visa minimizar a situação já no próximo ACT”, disse Barbieri. 


O Sindaspi/SC irá estudar a forma com que o Terminal Graneleiro realiza estes pagamentos e os critérios utilizados, para que na próxima reunião com a direção da Cidasc possa ter mais embasamentos de negociação.




Assista abaixo ao programa do Sindaspi/SC na TV Floripa desta terça-feira, 4 de fevereiro, onde o barreirista Orli Fernandes (representando o comando de greve) e o coordenador Arnoldo (representando o Sindicato) falam sobre a reunião com a direção da Cidasc.





Sobre a segurança nas barreiras

A direção da empresa informou que conseguiram aprovar e garantir a implantação do sistema de vídeo-monitoramento no Pacto de Segurança Pública do governo estadual, porém não há informação de prazos para implantação.
Além do vídeo-monitoramento, a Cidasc recebeu da Polícia Militar um projeto de custo do policiamento necessário para garantir a segurança nas barreiras, que giram em torno de R$ 1.200.000,00, apresentando o mesmo para o Governo do Estado e que já está sobre análise.




 
A luta continua

A empresa entende que a situação da categoria chegou ao seu limite e que é preciso avançar nas negociações, por isso retomou as negociações, porém é importante manter as estratégias de mobilizações, pois somente a pressão e união dos trabalhadores garantirá algum avanço.

Os trabalhadores devem se manter fortes e unidos, pois a luta por melhores condições e dignidade no trabalho nas barreiras sanitárias é permanente e contínua.


Dignidade aos trabalhadores nas barreiras: Esta luta, eu apoio!







Nenhum comentário:

Postar um comentário