sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pautas de Reivindicações são protocoladas nas empresas e SAP



A coordenação do Sindaspi fez a entrega das Pautas de Reivindicações da campanha salarial 2013/14, nas empresas Epagri e Cidasc e na Secretaria da Agricultura, na tarde desta quinta-feira, 4 de abril. Na Cidasc, com a ausência do presidente, o documento foi protocolado com o diretor financeiro, Valdo José dos Santos Filho, que falou sobre algumas mudanças que devem ocorrer ainda este ano na empresa e também da realização de concurso para contratação de novos funcionários.  Já o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, recebeu a pauta de reivindicações e disse que quem deveria negociar com os trabalhadores era o presidente das empresas.  


  
Na Secretaria, quem recebeu os coordenadores foi o secretário adjunto, Airton Spies, que adiantou que o governo não quer alongar as negociações deste ano. Também informou que nenhuma contraproposta será apresentada ao sindicato sem antes passar pela aprovação do CPF (Conselho de Política Financeira).  







O Sindaspi também propôs a primeira rodada de negociação na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) para o dia 9 de abril, às 9 horas. Porém ainda aguarda confirmação da SRTE. 


Mais do que uma campanha salarial ou uma negociação de Acordos coletivos, o que está em jogo neste momento é a dignidade dos trabalhadores, já degradada pelo governo em anos anteriores e a manutenção dos serviços públicos para a população, que já está seriamente comprometida. Porém, sabemos que a situação ainda pode se agravar.



Nesse cenário os trabalhadores se perguntam: Afinal, para que serve o Estado? Apenas para recolher impostos, beneficiar empresários e uma turma de apadrinhados políticos do governo? Cadê o retorno do Estado aos cidadãos? Os trabalhadores não concordam com esse descaso absurdo e não podem aceitar calados. Por isso, mais do que nunca é necessário focar na união e na organização. Pensar enquanto classe, lutando sim pelas causas específicas da categoria, mas comprometidos com uma causa maior. A luta está só começando!


Assista a entrega da pauta e primeira conversa com os negociadores através dos vídeos abaixo.



Entrega da Pauta na Secretaria da Agricultura:




Entrega da Pauta na Epagri:



Entrega da Pauta na Cidasc: 




Um comentário:

  1. Dois por cento de ganho real é um absurdo pelos baixos salários que os funcionarios que entraram no concurso de 2002 estão recebendo. Um técnico agrícola que comanda muitos escritórios locais da Epagri ganhando salario de balconista de lojinha de roupa é lamentável. Não esperem empenho nos tratando como miseráveis, e funcionários de segunda classe. Um Técnico Agrícola que entrava em 1981 na antiga ACASRESC, recebia 7(sete) salários mínimos e este mesmo profissional que entra hoje na empresa recebe 3,5 salários. É inaceitável que na mesma função com a mesma responsabilidade esteja um recebendo R% 6.000,00 e o outro esteja recebendo R% 2.000,00 bruto. Está na hora das categorias tomarem uma decisão radical e paralisar estas empresas por tempo indeterminado...

    ResponderExcluir