quinta-feira, 18 de abril de 2013

1º rodada de negociação Codesc e Ceasa


Foi realizada nesta semana a 1º rodada de negociação da Campanha Salarial 2013/142, com a presença da coordenação do Sindaspi e representantes das empresas Codesc e Ceasa. A Santur não enviou representante, porém também foi convocada.  A rodada aconteceu na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) - antiga DRT - para discutir a Pauta de Reivindicações encaminhada pelo Sindaspi. 

Segundo as empresas, a pauta foi encaminhada ao CPF (Conselho de Política Financeira) do Governo, que definiu que os parâmetros para as negociações dos ACT´s são somente da reposição salarial, de acordo com o INPC (Índice de Inflação) do período, de maio de 2012 a abril de 2013. Também informaram que a cláusula de garantia de emprego não será renovada e que todas as cláusulas indexadas ao salário mínimo serão suspensas. Será que estão querendo cortar o adicional de insalubridade e o auxílio creche/babá?. 

Mais uma vez o governo do estado propõe cortar direitos e repor apenas a inflação, mesmo sabendo que os salários da categoria já estão defasados em mais de 30%. Mas nada disso é novidade, pois no início do ano o governo Raimundo Colombo já havia declarado que não haveria aumentos para os servidores públicos. Há tempos já sabemos que o governo não tem compromisso com os servidores públicos e que a arrecadação do estado vem sendo gasta com as SDR´s e seus cabides de emprego. A campanha salarial deste ano dependerá da união da categoria e de medidas mais intensas de mobilizações.

O Sindaspi informou que tem como prioridade na negociação, além da reposição das perdas, o aumento no vale alimentação e a garantia de emprego. Foi solicitada nova rodada de negociação para o dia 25 de abril, sendo às 8 horas na Ceasa e às 14 horas na Codesc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário