segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Contraproposta é aceita, mas com baixo índice de aprovação


Trabalhadores de todo o estado se reuniram em assembleia para avaliar 
e votar a contraproposta do governo do estado.

Apesar de aprovada, os votos contra a proposta e o grande número de abstenções comprovam a insatisfação da maioria dos trabalhadores com o governo do estado. A categoria, que está com mais de 30% de defasagem nos salários, realizou diversas mobilizações em todo o estado, durante o ano de 2012, não sensibilizando o governo, o que indica que somente ações mais incisivas poderão dar um resultado mais positivo nas negociações.
A assembleia, que ocorreu na AFEI (Associação dos Funcionários da Epagri em Itajaí) no dia 9 de novembro, contou com a presença de 193 trabalhadores de todo o estado. Destes, 49,7% votaram a favor, 29,1% contra e 21,2% foram abstenções. Somados abstenções e votos contrários supera-se o número de votos favoráveis a contraproposta.
Mesmo com o descontentamento dos trabalhadores o governo mantem sua postura de não valorização a estes servidores que garantem a qualidade na mesa dos catarinenses, que conquistaram para Santa Catarina o “status” de Área Livre da Febre Aftosa, garantindo mercados para os produtores, acréscimo nos lucros das agroindústrias e divisas para o estado. Não podemos esquecer que as riquezas produzidas no setor agropecuário representam para a economia catarinense 37% do PIB.

  
Avaliação da contraproposta:


Clique em leia mais  e assista todos os vídeos


Participação dos trabalhadores foi fundamental


Uma conquista do Sindaspi nesta campanha salarial foi garantir a retirada da cláusula do PCS, que permitiria que o governo implantasse um plano, sem a participação do sindicato e de trabalhadores. Não havia qualquer garantia que ele seria benéfico aos trabalhadores? Outro avanço foi a garantia de emprego, que o governo queria retirar a todo custo. Talvez demissões façam parte do plano juntamente com o desmonte que vem ocorrendo nas empresas públicas.
Os trabalhadores que participaram ativamente da campanha de negociação do Acordo Coletivo 2012/2013 da Epagri e Cidasc estão de parabéns. Mostraram, frente à intransigência do governo, coragem, coerência e perseverança na luta por seus direitos e por melhores condições de trabalho. Embora não tenham conseguido um ACT que fosse justo para a categoria, estes trabalhadores, organizados no sindicato permanecem de cabeça erguida, cada vez mais conscientes e maduros para novas lutas.


ACT já está assinado



O Sindaspi tomou as providências junto ao governo e empresas e hoje mesmo, 12 de novembro, foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, cujos valores serão aplicados já na próxima folha, sendo o retroativo pago integralmente.

Porém, lembramos de que o ano ainda não acabou. Está em curso uma agenda de sucateamento dos serviços públicos no estado proposta pelo governo, e que atinge diretamente os trabalhadores. Precisamos fazer a nossa parte para garantir que os serviços públicos continuem sendo prestados e com a qualidade que a população catarinense merece.



 Manifestação dos trabalhadores na Epagri e Cidasc I e II:











Encaminhamentos e votação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário