quinta-feira, 15 de maio de 2014

Epagri/Cidasc: Governo Colombo apresenta pauta sem avanços


Na presença de todos os Sindicatos que representam os trabalhadores nas empresas Epagri e Cidasc, o atual secretário da agricultura, Airton Spies, oficializou a contraproposta do Governo Colombo. “Em síntese, não há novidades”, disse o secretário, informando que o CPF apenas aprovou a correção do INPC do período, 5,81% e a renovação das cláusulas sociais, exceto a garantia de emprego.

Obviamente nenhum sindicato concordou, inclusive ironizaram o governo Colombo por chamar “isto” de avanço em sua contraproposta, e por unanimidade, os sindicatos falaram que a contraproposta não é digna de ser apresentada para as categorias, que já se posicionaram contra.

O secretário falou que um ponto importante é a implantação do Plano de Cargos e Salários das empresas, mas que não tem como colocar no ACT 2014/15. Alguns sindicatos argumentaram que poderia ser incluído um calendário estabelecendo prazos para a conclusão e a implantação dos Planos, porém, parece que o Governo Colombo tem medo e desinteresse em se comprometer com os trabalhadores.

Sem saída, o secretário reconheceu que a proposta não satisfaz os trabalhadores e concordou em retomar as negociações, respeitando as particularidades das reivindicações de cada categoria/sindicato e uma nova rodada de negociação com o Sindaspi/SC, sindicato majoritário, será realizada na próxima quarta-feira, 21 de maio, às 11 horas.

A reunião agendada em nada altera os encaminhamentos definidos na última assembleia do Sindaspi, visto que até o momento nada de novo foi apresentado, além da contraproposta já rejeitada pelos trabalhadores.

Essa reunião demonstrou que o governo está perdido e com má vontade para com os trabalhadores. Se o governo tem a intenção de negociar tem que apresentar algo novo, algum avanço. Requentar proposta não é negociar. Os trabalhadores não estão dispostos a mais enrolação.



2 comentários:

  1. Tche, já marcaram a data da assembléia para a Greve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, teu nome não tem perfil no google e não consegui responder o primeiro post. Mas, se não aguardarmos até o dia 21, a greve será dada como ilegal, assim como a do ano passado, cujo julgamento saiu semana passada. Me passe teu e-mail, ou me envie um e-mail através do fale com o Sindaspi em nosso site ou imprensa@sindaspisc.org.br

      Excluir