sexta-feira, 27 de julho de 2012

Trabalhadores recusam contraproposta ínfima do governo de SC


Mais de trezentos trabalhadores na Epagri e Cidasc, de todo o estado, percorreram as ruas de Lages, reivindicando melhores salários, visto a defasagem salarial da categoria que já ultrapassou os 30% nos últimos 16 anos. Cansados de mais uma vez serem enrolados por este governo que não negocia e inventa os mais diversos empecilhos para não negociar (o fantasma do CPF, viagens inesperadas, o constante adiamento das rodadas de negociação, o terrorismo dos e-mails pressionando a categoria...) isso tudo, sabendo-se que todos os índices comprovam o crescimento da economia do estado de SC.

“Chega! Ou neste ano negocia-se um Acordo que contemple as reivindicações da categoria, ou, a agricultura do estado irá parar”, afirmaram os trabalhadores que participaram da assembleia realizada em Lages, nesta quinta, 26 de julho. A coordenação alertou os trabalhadores sobre a importância de se ter consciência na hora de votar, a favor ou contra, pois tomada uma decisão não será possível daqui uma ou duas semanas voltar a trás.

A contraproposta foi recusada por unanimidade pelos trabalhadores, que também apresentaram diversas propostas de ações de reivindicações a serem tomadas. Porém, foi consenso de todos a importância de se manter o sigilo sobre quando e que ação tomar, para garantirmos o fator surpresa. Todos se comprometeram em participar da próxima grande atividade e trazer pelo menos mais um colega trabalhador, pois somente com união de todos será possível garantir avanços no ACT 2012/13. 



http://www.youtube.com/watch?v=YITs-zb6-pA  (Vídeo Band sobre a mobilização)




Mídia e empresas contra os trabalhadores
  


A forma como a mídia retrata as greves e mobilizações dos trabalhadores demonstra bem no retrocesso que estamos caminhando. Ao invés de mostrar os motivos que levaram o trabalhador a chegar ao ponto de fazer uma greve, apenas apresentam o quanto a sociedade está sendo prejudicada ou o prejuízo causado por ela (somente o capital conta).  Agora, o pai ou a mãe de família, que dedica anos de sua vida por uma empresa, passando a maior parte do tempo naquela  instituição, e  a cada ano recebe menos e vê seus direitos sendo, a cada ACT, diminuírem, isso ninguém retrata.

O papel da mídia e dos “patrões” tem sido o de colocar trabalhador contra trabalhador. Infelizmente, o que o trabalhador não entende é que ele está sendo usado e que apenas serve para juntar dinheiro para os outros. Precisamos lutar por um mundo que valorize as pessoas, e não apenas o capital, e é para isso que a Intersa continuará lutando. E para isso, precisamos de mais e mais trabalhadores unidos pela mesma causa, e não lutando apenas por si mesmo, pensando apenas no bem próprio. É no coletivo, e somente nele, que seremos fortes!

Os trabalhadores na Epagri e Cidasc se veem a ponto de não mais lutarem por salários melhores, mas pela garantia dos seus empregos, que até isso este governo quer tirar. E foi por não concordar com essa realidade que os trabalhadores disseram NÃO ao secretário da agricultura, NÃO ao CPF, NÃO ao governador Raimundo Colombo!


Acompanhem a página do Sindaspi www.sindaspisc.org.br , o Blog da Intersa http://intersaintersindical.blogspot.com.br/ ou o facebook do Sindaspi e garanta sua participação na grande mobilização que será feita em breve. Juntos, somos mais! Juntos, garantiremos respeito e valorização do trabalhador nas empresas ligadas a Agricultura de SC!!!



A mobilização dos trabalhadores na Epagri e Cidasc foi assunto em diversos veículos de comunicação, como no Jornal do meio da RBS, Record, Band, Jornais impressos e rádios. Clique no nome do veículo de comunicação abaixo e acesse a notícia:
  

Correio Lageano 

Band 

Rádio Movimento FM 

Jornal Santa Catarina (RBS) 
  
Caros Ouvintes
  
Rádio Coroado 
  
Blog Nelson Boeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário