quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Governo continua sem contraproposta


Secretaria da Agricultura convoca rodada de negociação com a Intersa, 
porém continua sem apresentar uma contraproposta


Na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, a coordenação da Intersa reuniu-se com o Secretário Adjunto da Agricultura Airton Spies e com representantes das empresas para retomar as negociações da Campanha Salarial 2012/13. Para surpresa da intersindical, mesmo a reunião tendo sida convocada pela Secretaria, a mesma continua sem uma contraproposta para apresentar à Intersa. Mais uma vez a enrolação parece ser o lema deste governo.

O representante do governo nas negociações solicitou, novamente, uma pauta mínima dos sindicatos que será apresentada na tarde de hoje ao CPF. Spies mostrou-se muito preocupado em negociar e em fechar logo o ACT, certamente reflexo da grande mobilização realizada pelos trabalhadores em Lages, e que repercutiu de forma negativa para o governo em todo o estado.  

Veja aqui o ofício encaminhado à SAP
*Assista no final da notícia os vídeos da negociação


Cláusulas em discussão

Apesar de o secretário adjunto reafirmar que o CPF não quer voltar atrás em relação à cláusula da garantia de emprego, os sindicatos mantiveram-se firmes, e declararam que os trabalhadores definiram na assembleia de Lages, que não aceitaram um “NÃO” como resposta do governo. O coordenador do Sindaspi, Arnoldo Ramos Candido, comentou que a Intersa poderia até aceitar, desde que o governo cumpra com os seus “deveres” com o ACT e se comprometa em fechar o próximo Acordo dentro da data base, pois assim como está, a garantia terminaria durante a negociação, o que a intersindical não irá permitir.

Após recomendação do Secretário João Rodrigues, a intersindical identificou junto às empresas possíveis oportunidades para avanço na proposta inicial do Governo, que previa apenas o INPC (4,88%).  Neste sentido, cobrou o término, neste ano, de uma dívida da Epagri no total de R$ 967 mil/mensais e que parte deste valor poderia ser repassado para o salário dos trabalhadores, que já está com mais de 30% de defasagem. Inclusive, o coordenador Arnoldo, comentou que o presidente da empresa tem comentado esta possibilidade em suas visitas a base. Já o diretor financeiro da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, que participou da reunião representando a empresa, disse que este valor já estaria comprometido para a realização de um concurso público. O que causou surpresa a todos!

O diretor do SAESC, Luiz Henrique Bernardo, apresentou outra disponibilidade financeira, que poderia ser obtida com a transferência da responsabilidade de pagamento do Vale Alimentação pelo Governo, desonerando assim a cota de despesas da CIDASC. Poderíamos citar a incorporação da Vantagem Pessoal que tem tratamento diferenciado, privilegiando apenas algumas categorias de trabalhadores; ressarcimento dos salários de empregados cedidos a outros órgãos; a renegociação da Taxa de Juros que o Governo paga em suas dívidas com a União; extinção de algumas Secretarias Regionais e Gerências Regionais das Empresas...  Então, se existir boa vontade e uma administração pública competente, sabemos que é possível avançar na proposta!



Nova rodada no dia 6 de agosto

Secretário Adjunto Spies agendou uma nova rodada de negociação, onde apresentará uma nova contraproposta do CPF, para o dia 6 de agosto, às 11 horas, na Secretaria.


Mobilização

Com o comprometimento do secretário Adjunto em agendar nova rodada para o dia 6 de agosto, e nesta data apresentar avanços na negociação (pois está ciente que a contraproposta - como está - não foi e não será aceita), a Intersindical decidiu adiar a mobilização pré-agendada para o dia 9 de agosto, para a semana seguinte, com data e local a serem divulgados em momento oportuno. Mas pela avaliação da intersindical a mobilização de Lages surtiu o efeito esperado e comprova mais ainda a importância da categoria permanecer unida e preparada para a próxima mobilização.

Nossa batalha não é fácil!  Por isso, companheiros, é fundamental a união da classe, a mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadoras e participação em nossas lutas. Só assim continuaremos sendo um sindicato forte, democrático e obteremos êxito em nossos objetivos.

Acompanhem a página do Sindaspi www.sindaspisc.org.br - o Blog da Intersa http://intersaintersindical.blogspot.com.br/ ou o facebook do Sindaspi e garanta sua participação na grande mobilização que será feita em breve. Juntos, somos mais! Juntos, garantiremos respeito e valorização do trabalhador nas empresas ligadas a Agricultura de SC!!!



**************


ACOMPANHE A NEGOCIAÇÃO DO DIA 1º DE AGOSTO ATRAVÉS DOS VÍDEOS:

Negociação Parte 1:



Negociação Parte 2:



Negociação Parte 3 / Denúncias:



Negociação Parte 4:



Nenhum comentário:

Postar um comentário