terça-feira, 21 de agosto de 2012

Descaso e irresponsabilidade do governo catarinense


O Produto Interno Bruto – PIB (soma de todas as riquezas produzidas durante o ano) de Santa Catarina, em 2009, foi de 129,806 bilhões de reais. Cerca de 40% deste valor tem origem no subsetor econômico da agroindústria, somando em torno de 49,3 bilhões de reais. Esses valores garantem a quarta posição do Estado no ranking da relação PIB per capita do país, índice 25% maior que a média nacional. 


Apesar dos dados demonstrarem a importância estratégica do setor para a economia catarinense, o governo do Estado vem ano após ano achatando os salários dos trabalhadores da agricultura, uma das categorias dentro da classe laboral responsável pela geração e acumulação dessas riquezas. Se hoje, Santa Catarina se destaca na produção e exportação de alimentos de qualidade, deve boa parte dessa conquista aos trabalhadores da Epagri e da Cidasc, que através de seus serviços ajudam a desenvolver e a fiscalizar a todo o processo de cultivo, transporte e beneficiamento desses produtos. Causa estranheza um governo tratar uma categoria tão importante e estratégica com tanto descaso e desrespeito.

São mais de quatro meses de negociação e até agora não houve evolução. Nesse meio tempo, nossa data base foi desconsiderada, os produtos de supermercados e lojas, taxas de serviços e inflação subiram, defasando ainda mais nosso salário que já acumula perdas maiores que 30%, somente nos últimos 16 anos.  

Outra realidade é a disparidade salarial, enquanto uma minoria recebe salários privilegiados, a grande maioria recebe salários de fome! Nossa força está em nossa união e disposição para a luta! Se cada um fizer a sua parte sairemos TODOS vitoriosos! Mobilização em todo o estado nas assembleias do dia 23 de agosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário