terça-feira, 28 de agosto de 2012

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO DA INTERSA



A Intersa (Intersindical dos Trabalhadores nas Empresas Vinculadas a Secretaria da Agricultura: SAESC -SINDASPI/SC - SINTAGRI - SINTEC/SC) esclarece que em nenhum momento autorizou o Seagro (Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de SC) a falar em seu nome e repudia o fato de sua assessoria de imprensa ter se utilizado de informações sobre as assembleias realizadas pela Intersa, no dia 23 de agosto, para divulgar sua “campanha” em espaço na mídia. (Clique nos nomes e veja o release encaminhado a imprensa e as notas dos colunistas Paulo Alceu e Prisco Paraíso).

Além de utilizar-se de informação alheia, a mesma foi descaracterizada, pois, ao contrário do que foi divulgado, em momento algum a INTERSA colocou em votação a contraproposta do governo, até porque, ela não existiu. A Intersa mobilizou mais de 600 trabalhadores para as 21 assembleias regionais, que promoveram manifestos e passeatas em quase todas as cidades, tudo isso com o esforço e empenho dos sindicatos que a compõem. Sabemos do desgaste dos trabalhadores nos seus deslocamentos e os custos envolvidos na realização das assembleias e não concordamos que alguns acomodados se achem no direito de sugar estes esforços. É de conhecimento geral, que na hora de defender os interesses da categoria como um todo, alguns sindicatos olham apenas para seus umbigos.

A Intersa condena a postura do Seagro, pois entende que o fato dos sindicatos atuarem nas mesmas empresas, não dá a este sindicato o direito de falar em nome da intersindical, até mesmo porque as pautas são diferentes e em nenhum momento o Seagro procurou a INTERSA para retornar a negociar conjuntamente, preferiu trilhar um caminho diferente, pautado no corporativismo.

O mais lamentável, contudo, é o fato de que a assessoria de imprensa da Intersa entrou em contato com a assessoria do Seagro para reparação do equívoco e a mesma se nega a aceitar o erro. O Seagro não tem a legitimidade necessária para explicar ou representar as atividades da Intersa, da qual optou por desfiliar-se. Portanto, a Intersa vem a público repudiar essa atitude, já que a postura intransigente da sua assessoria de imprensa revela um estilo de sindicalismo pautado no oportunismo e na desmobilização, no qual não importam os meios utilizados, e sim os resultados obtidos, o qual desaprovamos.

A INTERSA respeita todas as categorias de trabalhadores e espera que as negociações tenham êxito em benefício dos mesmos. Porém, não toleramos atitudes oportunistas que apenas confundem a opinião pública e prejudicam as negociações. Assim, viemos a público esclarecer os fatos para que cada sindicato possa orientar suas atitudes e estratégias sem prejudicar os demais. Quem ganha com isso são os trabalhadores dispostos a lutar pelos seus direitos.

 
Florianópolis, 28 de Agosto de 2012.
COORDENAÇÃO DA INTERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário