quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sindaspi, um sindicato em movimento


Durante dois dias, 21 e 22 de fevereiro, o Conselho Estadual do Sindaspi esteve reunido, em Campos Novos, para discutir e deliberar sobre diversas ações a serem realizadas por este sindicato. Em 2014, será realizado o VII Congresso do Sindaspi, que traz o tema a Guerra do Contestado. Para já ir aprimorando os conhecimentos sobre o assunto, em 2013, estão sendo realizados pré-Congressos, que objetivam esclarecer este importante acontecimento na história catarinense e do Brasil. 

Neste primeiro, a coordenação assistiu a um documentário que relata algumas passagens sobre o Contestado e depois foi realizado um debate sobre o tema. As terras férteis da região despertaram o interesse e a ganância de empresários, que com o apoio do governo, não pensaram duas vezes em massacrar os colonos que dependiam dela para sobreviver. Segundo relatos, a Europa foi reconstruída (após a segunda guerra mundial) com a madeira arrancada de nossas terras e enviada para o exterior. Madeira esta, que deixou ricos mais ricos, levando muito dinheiro para fora do país, enquanto nossos caboclos, que sobreviviam das araucárias, ficaram ainda mais pobres e tiveram suas vidas dilaceradas. 

O que ficou para nós desta guerra? O que aprendemos com ela? O que cada trabalhador, que nela lutou, tem a nos ensinar? Não fosse a união daqueles trabalhadores, que enfrentaram àqueles empresários (exploradores daquela época), a história teria sido bem diferente. Compreender o que de fato aconteceu naqueles anos de guerra, responder a estas questões, que parecem tão simples, porém revelam uma história de luta, de coragem, de garra, e principalmente de união, é o um dos objetivos do próximo Congresso, a qual todos os nossos filiados já estão convidados a participar. Fique de olho nas informações do Sindaspi e participe das nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário