quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Troca de experiências para Campanha Salarial com Sintraturb


O assessor sindical, Ricardo Freitas e o assessor jurídico, Leo Bittecourt, do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário) relataram um pouco de suas experiências a frente deste que é hoje considerado um dos sindicatos mais fortes e combativos do estado. Para Freitas, não existe um sindicato no Brasil que esteja fazendo um enfrentamento político no país, isto, num universo de pelo menos 21 mil sindicatos. O trabalhador não se enxerga enquanto classe, e sim apenas como categoria, cada qual defendendo a sua. “É comum, durante manifestações de greve, ouvirmos de outros trabalhadores a seguinte frase: “Vão trabalhar vagabundos”, até mesmo de outros sindicatos”.

Enquanto não se entender como classe trabalhadora, independente da função que exerça os trabalhadores  irão lutar uns contra os outros, ao invés de se unirem e lutar juntos contra este governo que há anos vem massacrando diversas  categorias, a exemplo da agricultura, saúde, educação, segurança, entre tantas outras. 

Para os dois assessores, o mais importante é observar o “inimigo” e perceber que ele também tem suas fragilidades, e partir desta percepção trabalhar o terreno para o embate. A ideia é contarmos com a presença e o apoio de mais sindicatos durante a campanha salarial, unindo não apenas experiências, como força.

Veja a seguir os vídeos: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário